Corretora ampliou parcerias com aplicativos de viagens, entregas, transporte de cargas e consolidou as suas operações
A pandemia acelerou o caminho de consolidação da nova econômica digital – que se caracteriza por incorporar a internet, as tecnologias e os dispositivos digitais nos processos de produção, na comercialização e na distribuição de bens e serviços. O mercado de seguros, por sua vez, ocupa o importante papel de prover serviços de proteção dos bens que circulam na cadeia logística desta nova economia. Proteger também as pessoas é outra missão dos seguros.
A corretora e consultoria de riscos Marsh, com o foco em atender as necessidades de proteção das empresas e das pessoas nessa nova economia, tem na área de Consumer (seguros de afinidades) 100% de engajamento na transformação digital que já resulta na expansão de parcerias com aplicativos de viagens, entregas e empresas de e-commerce. Isso é resultado das inovações da corretora no desenvolvimento de serviços customizados e a gestão completa que faz dos programas de seguros de empresas parceiras como bancos, postos de combustíveis, instituições de ensino, redes de franquias e com os RHs das empresas.
“A Marsh tem uma série de serviços online e 75% das renovações são digitais, 35% de todos os documentos são recebidos via upload, 10% das aberturas de sinistros são digitais. Temos um investimento robusto em melhorias operacionais e flexibilização para atender todos os processos, sejam de venda ou pós-venda em toda a operação de consumer, além de melhorias para clientes corporativos também”, explica Odete Queirós, Superintendente de Consumer da Marsh Brasil.
A executiva destaca mais inovações da Marsh. Segundo Odete Queirós, entre elas estão o portal do segurado para melhorar a experiência nas operações de franquias (seguro de pequenos empreendimentos) com mais de 20 mil segurados ativos, disponibilizando a adesão, renovação e serviços pós-venda.
Nos programas de afinidade (parcerias), a corretora migrou 80% das comunicações com os segurados para canais digitais (envio de apólice, informações sobre coberturas e status de pagamentos de indenizações, por exemplo). “Com a digitalização criamos integrações sistêmicas que melhoram o prazo de retorno para os clientes finais, como a redução do prazo de emissão de apólices, além da redução de custos com despesas administrativas”, diz.
Com a integração, a executiva explica que o prazo médio para a emissão de apólice é de dois dias, contra 15 dias se fosse pelo processo analógico. O pagamento de indenizações também é reduzido em até 70% em função do uso de novas tecnologias que simplificam o processo. “Tudo isso tudo gera melhoria nos custos finais para os clientes e maior satisfação na cadeia produtiva como um todo”, ressalta.
A Marsh está investindo forte em tecnologia, mas sem deixar de lado a importância dos canais tradicionais de relacionamento. Assim, os seus parceiros de negócios e clientes pessoas físicas escolhem qual meio é o mais conveniente no momento que precisar. “Entendemos que o acesso a informações, processos mais simples e diferenciados irão permear as relações e que devemos estar preparados para termos clientes exigentes e nos desafiando a entregar solução inovadoras e customizadas. Temos que nos adaptar a eles e ter uma visão de futuro e tendências”, finaliza Odete Queirós, Superintendente de Consumer da Marsh Brasil.