4 metas financeiras para colocar em prática em 2022

4 metas financeiras para colocar em prática em 2022

Traçar objetivos é essencial para se organizar e realizar um planejamento para o novo ano

Todo ano novo é comum as pessoas traçarem metas pensando em crescer e mudar e em 2022 não deve ser diferente, principalmente com relação a vida financeira, que foi bem complicada para grande parte dos brasileiros. Segundo o último Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil, produzido e divulgado pelo Serasa em outubro, 63,4 milhões de brasileiro estão inadimplentes.

A falta de educação financeira somada a um cenário econômico desfavorável marcado por desemprego e inflação elevada acabam agravando ainda mais esse quadro. Com organização e planejamento é possível ter uma vida financeira mais próspera em 2022. Pensando nisso, a Zippi, fintech que oferece o cartão de crédito semanal para autônomos, elaborou quatro sugestões de metas financeiras para te ajudar neste novo ano.

Crie uma reserva de emergência

Considerada o primeiro passo para qualquer planejamento financeiro pessoal, a reserva de emergência é um investimento inicial para suprir possíveis imprevistos. O ideal é guardar uma quantia de todos os rendimentos do mês até chegar a um valor de pelo menos seis vezes o que você ganharia mensalmente. Para isso, vale registrar todos os seus gastos para entender qual é a sua real situação financeira e se é possível ou não separar parte da sua renda mensal para realizar investimentos. No início, se não for viável, dê o primeiro passo economizando.

 

Invista o dinheiro da sua reserva de emergência

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, para começar a investir não é preciso dispor de uma grande quantia. Comece com metas possíveis. Defina quanto poderá contribuir todo mês. Se pode apenas de 5% a 10% da renda? Tudo bem. O importante é ter constância e disciplina.

Para o público iniciante o ideal é realizar um investimento sem risco e com a possibilidade de resgate rápido como o Tesouro Direto Selic, por exemplo. Dos investimentos em renda fixa, o Tesouro Direto Selic é um dos mais conhecidos e permite que pessoas físicas e jurídicas comprem títulos públicos emitidos pelo governo. A sua rentabilidade está atrelada à Selic, a taxa básica de juros da economia, que foi elevada em 2021 e deve ser ainda maior em 2022.

Tenha planejamento financeiro

Procure definir, pensando em todos os meses do ano, quais são os seus gastos recorrentes e aqueles imprevistos. Para essa tarefa você poderá usar uma planilha que te ajudará a ter uma noção geral das suas despesas no novo ano e o quanto você irá dispor para pagar. Uma forma de ajudar nesse planejamento se você é autônomo, por exemplo, é com um cartão de crédito semanal.

“Principalmente para quem tem ganhos semanais, a organização mensal para os gastos não é uma boa opção e desta forma, após separar os valores das contas fixas, compre somente o que puder pagar em um prazo curto, isso evita surpresas e garante um 2022 agradável”, orienta Andrea Avedissian, brand manager na Zippi, fintech que oferece o único cartão de crédito com fatura semanal.

Revise seus gastos mensalmente

Outra dica importante é parar todo final de mês para analisar quanto e quais foram os seus gastos naquele período. Verifique se eles eram realmente essenciais e se cabiam no seu orçamento. Caso contrário, o ideal é cortar onde puder para que você não acabe fazendo dívidas ou criando uma bola de neve. Além disso, sempre é importante manter um respiro financeiro mensal, ou seja, que sobre uma quantia de dinheiro para que você guarde na sua reserva para situações de emergência.