Período da pandemia tem exposto algumas questões a respeito do mercado de seguros e a cultura do brasileiro sobre a proteção de bens
O mês de outubro é dedicado aos corretores e, pensando nisso, a Suhai Seguradora separou algumas dicas para ajudá-los no desafio constante que é conquistar novos clientes principalmente com a digitalização do consumidor. O mercado digital ganhou muitos adeptos em 2020, tanto clientes que precisaram se adaptar para fazer suas compras online, como empresas que tiveram que correr contra o tempo para promover a sua transformação digital.
E não foi diferente para o setor de seguros, afinal o período da pandemia tem exposto algumas questões a respeito do mercado de seguros e a cultura do brasileiro sobre a proteção de bens ainda estar muito distante de uma realidade inclusiva e democrática.
Algumas mudanças que o ano passado nos trouxe são passageiras, mas é inegável que muitas delas vieram para ficar. A importância do digital, o desenvolvimento do e-commerce e um comportamento do consumidor ainda mais híbrido, transitando entre o online e off-line com uma maior naturalidade são algumas delas.
Sobre isso, a Diretora de Marketing da Suhai Seguradora, Janaina Iziquiel, comenta que o cenário trazido pela Covid-19, acelerou o processo de digitalização dos corretores, hoje é fundamental construir estratégias para atuarem no ambiente digital com a mesma qualidade e efetividade que nos tempos da negociação presencial. “Com usuários cada vez mais presentes e engajados, as plataformas de social media têm aprimorado seus recursos constantemente, um deles é a funcionalidade de vendas através desses canais e os corretores estão e devem aproveitar isto.”
Para fortalecer a atuação online dos corretores, a executiva separa cinco dicas valiosas para o corretor ser mais presente para o consumidor atual:
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Defina o seu público-alvo
Definir o público-alvo que você deseja atingir é fundamental para construir uma comunicação eficaz e eficiente. As segmentações das redes sociais permitem que as informações sejam direcionadas de forma muito precisa para o seu público-alvo garantindo assim maiores chances de retorno.
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Esteja presente nas redes sociais
Os brasileiros são a segunda maior população a passar mais tempo na internet. As redes sociais fazem parte da vida das pessoas. Por isso viraram ferramentas de comunicação essenciais para atrair e fidelizar clientes. Mas não basta estar presente nas redes sociais é fundamental entender as particularidades de cada uma e usá-las da melhor forma possível e agregue valor à comunicação da sua empresa.
Mostre o cotidiano do negócio com fotos e vídeos curtos. Você pode usar e abusar das hashtags (#). Elas são capazes de expandir o alcance da sua empresa e tornar sua marca mais conhecida. Use hashtags que tenham a ver com o o que você faz. Também busque apoio de influenciadores digitais e promova vendas alinhadas com o WhatsApp.
É uma ferramenta que pode reforçar a presença digital da empresa por meio da interação com os clientes. Além disso, divulgar sua empresa nesse canal tem um custo relativamente baixo.
A Suhai disponibiliza conteúdo para o corretor repostar em seus perfis, conteúdo que orientam e esclarecem as dúvidas de quem está buscando um seguro.
Youtube
É uma das redes mais consumidas. Permite explorar vídeos em diversos formatos: séries, entrevistas, conteúdo sobre como contratar um seguro, dicas de como escolher a melhor cobertura e vídeos testemunhais de outros clientes.
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Use o WhatsApp
O WhatsApp é uma das melhores ferramentas para aumentar as vendas e automatizar o atendimento ao cliente. O envio de mensagens rápidas e os recursos multimídias permite que você crie uma relação mais próxima com o seu público-alvo. No entanto, é muito importante criar uma rotina de atendimento e entender as necessidades do seu público.
Para explorar as vantagens do WhatsApp nas vendas a nossa primeira recomendação é use uma conta do WhatsApp Business. O aplicativo tem diversas funcionalidades que ajudam a aumentar as suas vendas. Uma delas é a possibilidade de verificar as métricas.
Além disso, o aplicativo permite que você envie mensagens automáticas e organize os contatos de acordo com o momento na jornada de compra do cliente. Por meio de etiquetas é possível criar grupos nomeados de “novo cliente”, “novo pedido”, “pago” entre outros.
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Invista em Conteúdo
Marketing de Conteúdo é uma excelente alternativa para atrair e engajar a seu público nas redes sociais ou no WhatsApp por meio de materiais que são relevantes e valiosos.
Essa estratégia é capaz de gerar valor para as pessoas, garantindo uma avaliação positiva da sua marca.
O Marketing de Conteúdo pode ainda trazer mais confiança do seu consumidor, aumentar as vendas do seu negócio, deixar o cliente preparado para a compra e até facilitar o pós-venda.
O material poderá ser enviado em diversas mídias: foto, vídeo, infográfico e até áudios.
Sem dúvidas, o seu engajamento aumentará no decorrer do tempo. E, se o usuário gostar do conteúdo, você ganhará mais confiança do seu cliente.
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Seja objetivo
Essa dica não se relaciona somente ao universo digital. Ser objetivo e priorizar a informação mais importante é um passo fundamental para a conquista dos seus clientes, isso porque o cliente, ao buscar alguma resposta ou orientação, não quer perder tempo, não quer ser convencido de algo ou ser induzido a fazer uma compra. Ele busca transparência, verdade e objetividade e isso a Suhai Seguradora entrega tanto para esses clientes quanto para vocês, corretores e parceiros. Portanto, clareza, objetividade e informações honestas são as melhores moedas de troca.