Eventos como Black Friday atentam para a necessidade de expandir os negócios
Períodos como a Black Friday e a Semana do Consumidor sempre movimentaram o comércio e tornaram-se eventos obrigatórios e estratégicos para as lojas, independente do segmento em que atuam.
“Além de ser um momento de grandes oportunidades de venda, essas ocasiões também devem ser aproveitadas para boas práticas de relacionamento com os clientes, como campanhas de engajamento e ações de fidelização”, comenta Anderson Locatelli, CEO da Sled, fintech que conecta de forma pioneira o mercado varejista com serviços financeiros.
Para ajudar varejistas, Locatelli aponta dicas de como se preparar para ter sucesso na data. Confira:
Ofereça promoções atrativas
Pode ser uma dica óbvia, mas é essencial para que o comércio tenha sucesso no Dia do Consumidor. “Escolha produtos que tenham giro no estoque ou que sejam tendência. E antes de precificá-los, veja como estão os preços da concorrência, para garantir promoções competitivas”, orienta o executivo.
Ofereça conveniência digital
A pesquisa da AllinN aponta que somente 3% das pessoas que compraram durante o Dia do Consumidor em 2021 haviam comprado na mesma loja na edição anterior, ou seja, a retenção de clientes ainda é um desafio para os varejistas. Bons preços são atrativos, porém invista também em diversidade na forma de pagamento, entregas ágeis (no caso de e-commerce e delivery) e menor tempo de fila nos caixas.
“As filas desgastam a relação do varejo físico com o público e um dos motivos que provocam essa situação é a ausência de troco nos caixas. Pensando nisso, a Sled traz ao mercado uma solução pioneira de troco digital, em que o consumidor recebe o valor diretamente em seu CPF, sem precisar ter conta bancária, podendo usar a quantia por meio da carteira digital, disponível no app Troco Simples ou na Wallet do varejista”, comenta Locatelli.
Diversidade no meio de pagamento
Os meios de pagamentos são tão importantes quanto os produtos e serviços oferecidos. Segundo estudo divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), nas lojas físicas, os cartões de débito (32%) e crédito (30%) ainda são os meios mais utilizados. “Contudo, os usuários esperam que as empresas acompanhem a evolução dos meios de pagamento e ofereçam diferentes formas de pagar, atendendo diferentes necessidades, o que facilita a tomada de decisão na hora das compras”, finaliza o CEO.