Seguradora dá dicas para prevenir problemas domésticos e garantir a qualidade do trabalho remoto
A pandemia do novo coronavírus fez diversas cidades adotarem a quarentena como medida de combate e prevenção à doença. Com as pessoas passando praticamente a totalidade dos dias em casa, é natural que pequenos problemas domésticos ocorram com maior frequência.
Pensando nisso, a Mapfre dá algumas dicas de como evitar situações emergenciais no domicílio.
“A permanência de mais pessoas dentro de casa e o uso simultâneo de diversos equipamentos podem sobrecarregar as instalações elétricas do imóvel. O ideal é não usar ao mesmo tempo eletrodomésticos que consumam alta carga de energia como micro-ondas, ar-condicionado, forno e chuveiro elétricos”, alerta Patricia Siequeroli, diretora de Seguros Gerais da Mapfre.
Também é possível manter a economia de energia nesse período. Para isso, valem medidas como aproveitar a iluminação e a ventilação naturais, evitar aberturas constantes de portas de freezer e geladeiras e utilizar o aquecimento do forno para assar mais de um alimento. Acumular o maior número possível de roupas na hora de lavá-las e passá-las é uma ótima alternativa para poupar recursos.
Home office pode trazer imprevistos
O trabalho remoto também pode vir acompanhado de problemas como conexões de internet não confiáveis, e programas de software mal adaptados. Não negligencie os avisos de conexões não seguras do seu dispositivo. Ao ser avisado, evite acessar endereços não reconhecidos pelo Certificado SSL, que certifica a força da criptografia e o nível de proteção.
Além da confiabilidade da conexão, a lentidão é um problema comum. Uma boa dica é deixar o menor número possível de softwares abertos ao mesmo tempo. Uma estrutura de Wi-Fi que disponha de um roteador de longo alcance pode ajudar.
Essa medida permite conectar vários pontos de acesso sem fio para cobrir sua casa com uma sólida conexão à internet. Caso a velocidade continue baixa, é necessário entrar em contato com seu provedor de internet e verificar quais procedimentos devem ser seguidos ou até mesmo solicitar um pacote com maior velocidade.
E para que o trabalho em casa seja produtivo, o ideal é evitar preocupações extras. A proteção residencial da Mapfre garante assistência 24 horas e suporte complementar, como Proteção em Garagem e Help Desk, além de uma série de outras coberturas.
A apólice ainda protege os bens relacionados à profissão, como computadores, máquinas de costura e de mercearia, por exemplo. Cobre também riscos como incêndio e explosão, danos elétricos e roubos, entre outros. “São comuns os acionamentos por dificuldades técnicas com os dispositivos, que podem ser de configuração, instalação de softwares ou periféricos”, explica a executiva.
É importante ressaltar que, caso algum desses problemas ocorra durante a quarentena, o proprietário consegue acionar sua seguradora e contar com seus serviços de apoio. A Companhia conta com um amplo portfólio de serviços de assistências com soluções emergenciais para o dia a dia. As equipes de suporte estão habilitadas para fazer o atendimento à distância com canais específicos para cada produto e, se necessário, o deslocamento até o local – a equipe segue todos os protocolos de prevenção do novo coronavírus.